Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Portaria de condomínio fechado: como lidar com situações de emergência e incidentes

Portaria de condomínio fechado: como lidar com situações de emergência e incidentes

Existem determinadas ações que precisam ser realizadas pelos profissionais de portaria de condomínio fechado em situações de emergência e quando há incidentes no local.

É o caso de confusões, invasões e incêndios, por exemplo, entre outras situações emergenciais com as quais os profissionais da portaria de condomínio fechado precisarão lidar.

A seguir, vamos mostrar um pouco mais sobre como solucionar essas questões. Acompanhe!

 

Ações da portaria de condomínio fechado em situações emergenciais

São muitas as situações emergenciais e os incidentes que podem ocorrer em um condomínio, como é o caso de problemas elétricos, hidráulicos e incêndios, além de incidentes entre vizinhos e muito mais.

Com tantos cenários emergenciais e inesperados, os profissionais de portaria precisam saber o que fazer para que possam solucioná-las o mais rápido possível e garantir assim a segurança de todos no local.

E o que fazer? A verdade é que cada situação pode exigir uma forma diferente de lidar com a situação, como:

 

  • Auxiliar ou socorrer os moradores ou visitantes que encontram-se em situação de emergência ou de perigo
  • Acionar as autoridades competentes para que auxiliem na ocorrência, conforme a sua natureza
  • Soar qualquer sinal sonoro, como alarmes, ou ligar para os moradores para avisar a respeito de incidentes, como incêndios
  • Auxiliar diretamente na evacuação do local com o máximo de calma e de ordem para que ninguém se machuque
  • Informar as autoridades competentes sobre tudo o que ocorreu e a situação em geral

 

O que a portaria de condomínio pode fazer em situações específicas?

Como dito, cada situação requer um tipo de ação dos profissionais de portaria de condomínio.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como deve ser a ação nessas situações mais específicas, caso de incêndios ou vazamentos.

Em um episódio de vazamento, seja ele de gás ou de água, a ação dos profissionais da portaria de condomínio é fundamental para que evite danos maiores à estrutura do local, à saúde e à segurança dos moradores.

Sendo assim, quanto mais rápida essa ação, identificando o vazamento e realizando as atitudes certas para evacuar o condomínio e acionar os bombeiros, no caso de vazamento de gás, mais eficiente será o resultado.

No caso de um vazamento de água, caso seja algo com o qual o profissional não pode lidar, ele deve tomar a decisão de fechar o registro e chamar um encanador para fazer o serviço necessário.

Se a situação emergencial é um incêndio, a resposta rápida pode salvar muitas vidas no condomínio e evitar danos materiais aos apartamentos ou casas.

O porteiro deve acionar rapidamente o alarme de incêndio para que todos possam deixar o local, bem como auxiliar na evacuação das pessoas.

Ele também precisa ser ágil para adicionar os bombeiros que irão ser importantes para conter o fogo e reduzir danos e riscos à vida das pessoas.

Para que o incêndio possa ser contido mais rapidamente, também é fundamental que os equipamentos de combate a incêndio, como extintores e mangueiras, e as rotas de fuga estejam todos adequados.

 

Conclusão

Como você pode ver aqui, a portaria de condomínio fechado tem uma atuação fundamental em situações de emergência e em incidentes que acontecem dentro do local.

Neste texto, mostramos como cada tipo de situação pede uma solução específica, mas é essencial que os profissionais da portaria saibam lidar rapidamente com qualquer uma delas, ajudando todos os moradores.

O que achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre como a portaria pode lidar com situações de emergência e incidentes em condomínio fechado?

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor