Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Planejamento e Coordenação de Segurança para Grandes Eventos

Planejamento e Coordenação de Segurança para Grandes Eventos

Promover a segurança para grandes eventos não trata-se de uma tarefa fácil ou simples, muito pelo contrário.

Para que tudo funcione muito bem, é necessário bastante tempo, muita organização e planejamento, e é claro, de pessoas qualificadas para o serviço.

É a partir disso que se poderá criar um plano de segurança que seja realmente eficiente para um grande evento, de modo que funcione bem no dia e garanta verdadeiramente a proteção de todos.

Vamos entender então como fazer o planejamento e a coordenação de segurança para grandes eventos. Acompanhe!

 

Um bom planejamento envolve a coordenação das partes

Para que um bom plano seja montado para a segurança de um grande evento, não é necessário apenas que a empresa contratada crie tudo sozinha partindo do zero.

Antes de qualquer coisa, é fundamental que todas as partes interessadas se organizem e que haja uma coordenação entre elas para que tudo saia como o esperado, e a segurança prometida seja cumprida.

Isso significa que os organizadores do evento, a equipe contratada para o serviço e as autoridades locais precisam conversar e montar o plano para a segurança.

Um dos pontos está justamente no fato de que o evento só pode acontecer se as autorizações e licenças do poder público forem obtidas.

Cada estado e município possui uma legislação bastante específica a ser analisada e totalmente seguida, de modo que a organização do evento e a equipe de segurança precisam providenciar tudo para que as coisas funcionem.

É por meio de coisas importantes como o alvará de autorização do evento que o mesmo poderá ocorrer dentro das normas de segurança local.

Além de desenvolver os planos de segurança que sejam abrangentes o suficiente para o evento e de manter a comunicação coordenada entre as partes, essas reuniões também são importantes por outros motivos.

É o caso do treinamento das equipes de segurança para que elas possam saber como agir se algo sair fora do esperado e também das respostas que devem ser dadas em casos de emergências, como incêndios ou confusões generalizadas.

 

Como montar a segurança para grandes eventos?

A segurança para grandes eventos pode ser planejada e coordenada através de algumas ações, como:

 

  • Analise de toda a estrutura do local do evento: é necessário analisar não só a estrutura como o tamanho do local para saber se ele realmente é compatível com o evento que se pretende realizar. Não adianta ter um espaço pequeno se o número de participantes não será comportado, isso pode gerar muitos riscos. Também importa muito que se observe como estão as instalações elétricas, se está tudo certo para prevenir e combater incêndios, se há saídas de emergência suficiente, entre outros

 

  • Identificar os riscos principais: depois de se avaliar o local, é necessário ver quais os riscos apresentados por lá, pois apenas assim será possível montar um plano de segurança que possa combater ou solucionar esses riscos, pensando previamente em situações que podem ocorrer

 

  • Elaborar um bom plano de contingência: por fim, é necessário que se elabore um plano com todas as medidas de segurança que devem ser tomadas para garantir a proteção daqueles presentes no local, inclusive com ações de evacuação de emergência e planos de contingência

 

Conclusão

Como você viu, para elaborar a segurança de grandes eventos é necessário muito planejamento e toda a coordenação entre as partes envolvidas.

Neste texto, nós mostramos um pouco mais sobre o que deve ser feito para garantir que seu evento vai ser um sucesso e minimizar quaisquer riscos.

O que achou do conteúdo de hoje sobre planejamento e coordenação de segurança para grandes eventos?

 

Sobre o Autor