Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Assaltos a condomínios: como manter a segurança

Assaltos a condomínios: como manter a segurança

Garantir a segurança para condomínios é fundamental para que todos os moradores e eventuais visitantes estejam bem protegidos contra eventuais crimes.

Afinal, as pessoas que escolhem morar em condomínios o fazem, em especial, por se sentirem mais seguros do que em casas.

Portanto, existem algumas dicas importantes que precisam ser seguidas para manter a segurança em condomínios e evitar os assaltos.

A seguir, vamos mostrar quais são elas, para que você possa aplicá-las no condomínio onde mora.

 

Optar pela portaria remota

Uma das melhores formas de evitar assaltos e garantir a segurança em condomínio é optar pela portaria remota, sendo ela considerada uma das melhores e inteligentes soluções nesse segmento.

Com a portaria tradicional, o condomínio tem o controle de entrada e saída feito pelos porteiros, o que traz riscos ao local.

Um porteiro pode acabar cometendo falhas e permitindo que pessoas não autorizadas entrem no local, pode sair momentaneamente da guarita e deixá-la desprotegida ou mesmo acabar rendido pelos criminosos.

Seja como for, ao optar por uma portaria remota, os riscos de assalto no condomínio são menores, em especial porque tudo é feito à distância, por meio da tecnologia.

O porteiro virtual trabalha isolado e por meio de uma central de monitoramento que lhe permite estar atento a tudo o que acontece ao redor do condomínio.

Além de diminuir os riscos de invasões e assaltos, a escolha pela portaria virtual ajuda na redução dos custos para o condomínio.

 

Investir no uso da tecnologia

Hoje em dia, promover a segurança em condomínio significa investir na utilização da tecnologia, e apesar de parecer algo caro, o custo-benefício é excelente.

Você pode encontrar no mercado softwares inteligentes que ajudam a monitorar todo o ambiente interno e também o perímetro do condomínio.

Alguns deles são o monitoramento de câmeras, os sensores de segurança e a identificação facial, sendo estas ótimas opções disponíveis no mercado.

Para aqueles condomínios que contam com um orçamento reduzido, há algumas opções de tecnologia que saem mais em conta, mesmo que mais básica.

A dica é que, prioritariamente, você sempre invista em um CFTV, para que assim seja possível fazer o monitoramento de cada metro do seu condomínio durante 24 horas através de câmeras estrategicamente posicionadas.

Uma equipe treinada vai ficar responsável por fazer o monitoramento e alertar as autoridades se observar movimentos ou comportamentos suspeitos no local.

 

Treinamento constante dos funcionários

O treinamento dos funcionários é algo imprescindível em condomínios, em especial no caso dos porteiros, pois a falta de qualificação e os erros cometidos no trabalho colocam todos em risco no local.

Se o condomínio contrata os porteiros sem ser via empresa terceirizada, então é preciso realizar o treinamento constantemente, o que pode aumentar os custos.

É muito importante que na capacitação e treinamento sejam trabalhadas questões como desentendimentos, possíveis constrangimentos e até brigas físicas entre moradores, para que o profissional saiba o que fazer.

Por conta dessa necessidade de treinamento, optar por terceirizar o serviço ou ainda usar a opção da portaria remota é bem melhor, pois reduz a perda de tempo e recursos do condomínio.

 

Estabelecer normas bem definidas para a entrada dos visitantes

Um ponto que pode impactar negativamente na manutenção da segurança em condomínios é a entrada de visitantes.

É essencial que as normas para a entrada dos visitantes sejam muito bem definidas pela gestão do condomínio, passadas aos profissionais de portaria e conhecidas pelos moradores.

As medidas precisam ser implementadas e seguidas por todos, sempre com a comunicação entre a portaria e o morador para avisar sobre a presença do visitante e obter a autorização ou não da sua entrada no local.

Isso vale para qualquer visitante, seja família ou amigos, seja prestador de serviços, como entregadores.

Permitir que pessoas que não moram no local entrem sem prévia autorização colocada todos em risco no condomínio.

 

Conclusão

Como foi visto aqui, os assaltos a condomínios estão entre as principais preocupações de qualquer gestor e morador desses locais, portanto, nada melhor do que saber como manter e fortalecer a segurança de todos. 

Neste texto, mostramos algumas dicas que farão toda a diferença para o condomínio onde você mora ser muito mais seguro para os moradores e garantir assim maior tranquilidade no dia a dia.

Gostou do artigo de hoje sobre como manter a segurança em condomínio

 

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira o GRUPO Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

 

Sobre o Autor