Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Qual a diferença de central de alarme para central de monitoramento?

Qual a diferença de central de alarme para central de monitoramento?

Quando falamos sobre central de monitoramento, a maioria das pessoas tem muitas dúvidas sobre o que ela é e como funciona.

Essa dúvida é ainda maior quando nos referimos à diferença desse tipo de central para uma central de alarme.

É fundamental que você entenda a diferença entre os dois tipos para que na hora de fazer a contratação, realizar a escolha correta.

Quando você estiver pensando na instalação de um sistema de segurança que funciona de maneira eletrônica, é possível optar tanto por uma central de alarme monitorada quanto não monitorada.

Este tipo de central não conta com um monitoramento e vigilância de forma constante, ao passo que a central de monitoramento possui sim vigilância do patrimônio durante 24 horas por dia.

Com isso, já fica muito clara qual uma das maiores diferenças dos dois tipos de centrais. Para ficar ainda mais fácil entender, trouxemos este conteúdo completo para tratar sobre o que é a central de monitoramento e a central de alarme.

Acompanhe!

Entenda o que é uma central de alarme

A central de alarme trata-se de uma importante solução de segurança eletrônica que é utilizada de maneira ampla em diferentes locais do país, como nas residências, condomínios, empresas e mesmo em locais públicos.

O funcionamento deste modelo de segurança ocorre através de sensores dos mais variados tipos e que funcionam por diferentes sistemas, emitindo sinais que ajudam a detectar qualquer tipo de evento suspeito.

Em uma central de alarme, há vários tipos de sistemas de sensores como:

 

  • Sensores magnéticos: são aqueles instalados nas entradas de um imóvel, como janelas e portas, detectando qualquer abertura ou violação nelas. Depois que esse sensor é ativado, ele emite um sinal direto ao painel de controle e notifica o que aconteceu

 

  • Sensores de presença: contam com tecnologia de infravermelho e de micro-ondas que ajudam a detectar se há a presença de pessoas no local, servindo para ambientes fechados e abertos

 

  • Sensores de barreira ativa: são usados em pares e se comunicam entre si por meio de uma peça que é a transmissora e uma que é a receptora. Sempre que essa comunicação for cortada ou encerrada devido a um movimento incomum ou um invasor, o sensor faz envio do sinal para a central

 

As centrais de alarme não funcionam 24 horas por dia em termos de vigilância, ao contrário da central de monitoramento.

Além disso, é possível que a central de alarme seja monitorada ou não, sendo que no caso das monitoradas, o sinal do alarme é enviado até a central e as autoridades são enviadas ao imóvel.

Central de monitoramento: Saiba o que é

A maior diferença da central de monitoramento para a central de alarme, como dito, é a questão da vigilância assistida 24 horas por dia na primeira, o que não acontece na segunda.

Uma central de monitoramento possui profissionais que atuam vigiando o patrimônio do local onde o sistema está instalado durante 24 horas ao dia.

Sempre que a ativação do alarme ocorre, há o envio de um alerta para a equipe de segurança, que envia então os profissionais da própria empresa para entender o que está acontecendo.

Alguns acreditam que as duas centrais são iguais, mas fica claro como a central de monitoramento é muito mais eficaz, completa e segura para qualquer local.

 

Conclusão

Como visto aqui, há muitas dúvidas a respeito das diferenças que existem entre uma central de monitoramento e de alarme, inclusive com um bom número de pessoas achando que tratam-se da mesma coisa. 

Neste texto, trouxemos para você a explicação do que é cada central e de quais as diferenças que existem entre elas, para que seja possível entender qual a melhor opção para contratar em seu imóvel.

O que achou do conteúdo a respeito de qual a diferença de central de alarme para central de monitoramento?

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor