Quais são os principais erros fatais de segurança em uma empresa e entenda como evitá-los?
Alguns erros fatais de segurança em uma empresa podem custar muito aos cofres da companhia, como no caso de roubo de dinheiro ou de equipamentos, por exemplo, ou mesmo a vida de quem trabalha no local.
É por isso que os profissionais de segurança, que lidam com dezenas de pessoas todos os dias, precisam estar bem preparados para agir na hora certa e de modo correto.
Assim, esse artigo tem o intuito de mostrar quais são os erros fatais de segurança em uma empresa para que se possa entender como evita-los.
Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Erros fatais de segurança em uma empresa e entenda como evitá-los?
Falta de capacitação e treinamento
Todos os profissionais responsáveis pela vigilância de uma empresa precisam passar por um excelente treinamento e constantes capacitações, para que saibam como agir em um momento de crise.
Um grande erro é que muitas vezes acredita-se que esses profissionais já saibam como lidar com situações de emergência ou que o façam de forma improvisada, o que é um enorme erro.
Para que as coisas não saiam caro para a empresa, é preciso investir em profissionais capacitados e treinados, que possam lidar de forma segura com qualquer tipo de incidente.
Não levantamento de problemas potenciais que possam ocorrer
Ao invés de ficar apenas presumindo que um dia pode ocorrer um incidente e que não como saber qual é, torna-se necessário fazer um levantamento de problemas potenciais que possam ocorrer.
Isso se dá pelo histórico de problemas mais comuns que costumam ocorrer com frequência, listando-os para saber os que têm mais chances de um dia acontecer e criar um programa para treinar os profissionais.
Essa forma de prevenção irá garantir que os seguranças sejam surpreendidos e que a empresa possa ficar exposta aos criminosos pela falta de conhecimento dos profissionais sobre como proceder.
Falta de comportamento preventivo de incidentes
Quando não há um comportamento preventivo contra incidentes que seja adotado pela equipe, as chances de que venham a ocorrer erros fatais de segurança em uma empresa é grande.
É o caso, por exemplo, de evitar repassar informações de qualquer tipo por aparelhos, tais quais telefone, ou deixar pessoas adentrarem no local sem checar a documentação.
Além disso, ao não adotar equipamentos que auxiliem o acionamento para parar o incidente antes do desenvolvimento, como os botões de pânico, corre-se um grande risco também.
Por isso que a adoção de medidas, tais como estas e outras mais, que para muitos pode parecer algo sem importância, pode ajudar na prevenção de muitas perdas que causem sérios danos para uma empresa.
Não ter um procedimento de ação escrito
Não há como esperar que uma emergência ou um incidente aconteça para planejar ou tomar decisões sobre como agir em determinada situação.
É por isso que é essencial ter o procedimento a ser tomado escrito, de acordo com cada tipo de situação ou problema que possa vir a surgir, deixando-o sempre documentado detalhadamente.
Assim, os profissionais saberão qual ação tomar em cada situação, de modo a evitar qualquer progressão do incidente, cobrindo um grande leque de possibilidades.
Como você viu, há alguns erros fatais de segurança em uma empresa que podem ocasionar sérios danos à mesma, tais como riscos para os funcionários e perda de patrimônio, por exemplo.
Neste texto, mostramos a você alguns dos mais comuns erros que ocorrem na segurança de uma empresa e as formas de evita-los corretamente.
Está precisando de ajuda? Conte conosco.
Contrate com segurança, prefira a Regional!
SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707