Portaria remota em condomínios fechados: vantagens e desvantagens
A portaria remota trata-se de um sistema tecnológico que substitui as funções realizadas por um porteiro, controlando assim o acesso dos moradores e visitantes, o monitoramento das câmeras e alarmes, tudo de forma virtual.
Essa é uma forma que muitos condomínios fechados usam de aumentar a segurança no local, reduzindo riscos de que o porteiro seja rendido por criminosos, por exemplo, já que ele não está presente ali.
Além disso, é uma maneira de reduzir os custos com a taxa condominial, pois não é necessário pagar salário para vários profissionais, mas apenas a taxa mensal da contratação do serviço.
Apesar de ser uma opção disponível há algum tempo no mercado, há quem conheça pouco sobre a portaria remota em condomínios fechados. Por isso, vamos mostrar aqui quais as vantagens e as desvantagens dela. Acompanhe!
Quais as vantagens da portaria remota?
São muitas as vantagens que uma portaria remota traz para um condomínio remoto, sendo as principais:
- Ajuda a melhorar a gestão do condomínio: com a escolha pela portaria remota, o condomínio fechado aumenta a sua eficiência em termos de controle de acesso, pois a entrada e a saída de pessoas e de automóveis são sempre protocoladas e arquivadas, fora as imagens provenientes das câmeras de segurança e ligações feitas para a central de atendimento. Todos esses arquivos e dados são gravados durante um período específico de tempo e podem auxiliar em casos de invasões ao local, por exemplo
- Reduz os custos para o condomínio: uma outra grande vantagem de contratar uma portaria remota é a redução dos custos para o condomínio, podendo ela chegar a 70% do total, já que há o corte da folha de pagamento dos funcionários, que impacta bastante nas despesas condominiais
- Aumenta bastante a segurança do local: sem a presença de porteiros fisicamente no local e com os operadores à distância, em uma central de monitoramento remota, não há riscos de que os profissionais sejam rendidos pelos criminosos, o que pode ocorrer na portaria física. Além disso, o condomínio é monitorado a todo momento pela central, durante 24 horas ao dia
Quais as desvantagens dos condomínios fechados?
Agora que vimos os motivos pelos quais vale a pena investir em portaria remota em condomínio fechado, é hora de entender as desvantagens que esse serviço pode proporcionar.
As desvantagens de contratar uma portaria remota para seu condomínio são:
- A central de monitoramento é terceirizada: o serviço de portaria remota faz parte daqueles oferecidos por muitas empresas de segurança, mas elas acabam terceirizando essa parte operacional e a parte de atendimento da central para outra empresa, o que não é o melhor dos cenários
- É necessário fazer a adaptação dos moradores: logo que a portaria remota for instalada, todos que moram no local precisarão adaptar-se ao seu uso, o que pode ser algo mais difícil para muitas pessoas, em especial no caso dos idosos, que nem sempre lidam bem com sistemas eletrônicos
- O custo de instalação pode ser alto: se o condomínio não possui qualquer sistema de segurança anterior, então o custo para instalar a portaria remota ficará alto, pois vai ser preciso comprar câmeras, instalar sensores e alarmes, colocar o sistema de biometria, etc.
Conclusão
Como visto aqui, a portaria remota é um excelente serviço para condomínios fechados, mas além das suas vantagens, há pontos contras que devem ser mencionados aos clientes.
Neste texto, falamos sobre os pontos positivos e negativos desse sistema de portaria eletrônica, o que tornará mais fácil pesá-los e tomar uma decisão final.
O que achou do nosso conteúdo sobre as vantagens e desvantagens da Portaria remota em condomínios fechados?
Está precisando de ajuda? Conte conosco.
Contrate com segurança, prefira a Regional!
SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707