Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
A função da portaria em condomínios fechados: controle de acesso e monitoramento de visitantes

A função da portaria em condomínios fechados: controle de acesso e monitoramento de visitantes

A portaria de condomínio fechado é um serviço de fundamental importância para que possa garantir a segurança de todos no local.

Afinal, é através da figura do porteiro que haverá o total controle de acesso ao local, inclusive de moradores, e todos os visitantes vão ser monitorados, sejam eles familiares ou amigos de condôminos ou ainda prestadores de serviço.

Para explicar um pouco mais sobre as funções da portaria de condomínio, que são bem amplas, incluindo a atuação em situações de emergência, resolvemos trazer este conteúdo para explicar a respeito do tema.

 

A portaria de condomínio e a atuação do porteiro 

O porteiro tem uma participação extremamente importante em condomínios fechados, já que ele é quem recepciona visitantes e controla totalmente o acesso para essas pessoas e também os próprios moradores.

Portanto, ele tem um papel crucial para garantir a segurança de todos no condomínio, inclusive a sua própria, impedindo que pessoas não autorizadas adentrem o local.

Logicamente, apesar de fundamentais, essas não são as únicas tarefas de um porteiro em um condomínio, mas elas são as que mais impactam não só o próprio profissional, mas o ambiente como um todo.

Devido a sua importância, esse profissional não deve ausentar-se do seu posto de trabalho, exceto no caso de situações emergenciais.

 

Controle de acesso em condomínios fechados

É através da portaria de condomínio fechado que é possível realizar o controle de acesso e permitir que uma pessoa possa ou não entrar no local.

Quando falamos sobre o controle de acesso, estamos nos referindo ao processo como um todo, ou seja, na permissão de que moradores possam entrar e na identificação de visitantes antes que eles tenham a entrada liberada.

Essa identificação vai ser importante para uma outra função, que é a de monitoramento de visitantes.

Isso porque nenhum profissional de portaria pode deixar qualquer pessoa entrar no condomínio sem saber quem é, não importa se é uma visita para um morador ou um prestador de serviço, como um entregador.

Hoje em dia, inclusive, é fundamental estar atento às pessoas que chegam para fazer entregas, pois já ficou claro que alguns criminosos podem se passar por entregadores para cometer delitos.

O ideal é que na portaria exista um tipo de comunicação eletrônica para que o visitante possa identificar-se com o porteiro antes mesmo do portão ser liberado, para que haja a confirmação junto ao morador.

Só então é que o acesso deve ser liberado, o que é um tipo de ação importante para garantir a segurança de todos no condomínio.

 

Monitoramento de visitantes

O monitoramento de visitantes deve acontecer pelo profissional da portaria de condomínio fechado para evitar que criminosos possam entrar no local sob falsos pretextos.

O registro dos dados de cada visitante permite que seja possível passar essas informações ao síndico ou à polícia no caso de algum evento inesperado acontecer.

Além disso, o horário que a pessoa entrou e saiu deve ser sempre anotado para que se faça o monitoramento completo desse visitante.

Apesar de parecer um excesso para muitos, é esse tipo de controle que garante a tranquilidade e evita problemas sérios para os moradores e para o próprio condomínio.

Aqui fica bem nítido também como é imprescindível contar com profissionais bem treinados atuando no local.

 

Conclusão

Como foi possível ver, a portaria em condomínios fechados é um ponto de segurança muito importante porque permite que a entrada e saída de pessoas e veículos seja controlada de maneira eficiente. 

Neste conteúdo, mostramos como o porteiro tem a função de controlar o acesso de quem entra e sai, seja morador ou visitante, e monitorar aqueles que estão visitando o local, inclusive anotando seus dados.

O que achou do texto sobre a função da portaria em condomínios fechados?

 

 

Sobre o Autor