Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Portaria de condomínio fechado: como lidar com situações de emergência e incidentes

Portaria de condomínio fechado: como lidar com situações de emergência e incidentes

Os profissionais que atuam em portaria de condomínio precisam ser treinados para que possam lidar com as mais variadas situações de emergência e com os incidentes que podem acontecer no prédio.

Afinal, em um local onde há tantas pessoas morando e com tantas instalações, como hidráulicas, de energia e de gás, ainda que se tomem todas as medidas preventivas, há certas situações inesperadas que podem ocorrer.

Aqui neste conteúdo, iremos mostrar o que um profissional de portaria de condomínio fechado deve fazer para que possa lidar com situações desse tipo rapidamente. Acompanhe!

 

Como um profissional de portaria de condomínio deve agir em situações emergenciais?

A verdade é que cada situação emergencial ou incidente pode exigir que o porteiro tome uma atitude, condizendo com o que está acontecendo.

Entretanto, de maneira geral, ele pode lidar com essas situações:

 

  • Fazendo soar o alarme, tanto acionando sinais sonoros quanto verbalmente, como no caso de incêndios ou invasões
  • Socorrer ou ajudar as pessoas que estão em situação de perigo
  • Chamar os bombeiros ou a polícia, conforme o tipo da ocorrência
  • Ajudar a evacuar o condomínio com ordem e calma
  • Isolar o local para que ninguém tenha acesso a ele antes de sair
  • Auxiliar os bombeiros ou policiais a respeito da situação

 

A seguir, vamos mostrar o que os profissionais devem fazer em situações específicas e que podem acontecer de forma mais comum.

 

O que fazer em caso de incêndios?

Uma das ocorrências que podem acontecer em um condomínio fechado são os incêndios e é importante que o porteiro saiba o que fazer, em geral tendo passado por um curso de brigadista anteriormente.

É importante que ele acione os bombeiros e que ajude na evacuação do prédio antes da chegada dos profissionais, bem como usar os equipamentos necessários para o controle do fogo, como os extintores.

 

O que fazer no caso de vazamento de água e de gás?

Em uma situação de vazamento de gás, a recomendação é que o profissional da portaria de condomínio feche imediatamente o registro de gás do prédio e que ajude a esvaziar o local que foi afetado, verificando se não ficou ninguém no prédio.

É importante também contatar a empresa distribuidora do gás e, caso a situação seja muito grave, os bombeiros.

Já em situações de vazamento de água, é possível que o porteiro haja de forma mais direta com o auxílio de outros funcionários do prédio que tenha mais conhecimento sobre os encanamentos.

A indicação é fechar imediatamente o registro da água, para que o vazamento não seja prejudicial a outros moradores, se identifique a causa e se faça os reparos que sejam necessários.

 

O que fazer se houve queda de energia?

Os condomínios fechados, pelo menos grande parte deles, hoje contam com geradores ou com nobreaks profissionais, que garantem o fornecimento da energia para as atividades essenciais do prédio, como da portaria.

No caso do condomínio não ter algo do tipo, a dica do que fazer em quedas de energia é verificar se alguém está preso no elevador.

Se houver alguém dentro, é importante ligar para a empresa que é a responsável pelo elevador, ou ainda para os bombeiros, em situações mais graves.

O porteiro também deve ajudar os moradores a locomoverem-se pelo condomínio com segurança para evacuar o prédio, principalmente se há a desconfiança de que há algo mais de errado, como um curto-circuito.

 

Conclusão

Como você pode ver aqui, é importante que o profissional da portaria de condomínio fechado saiba como agir em situações emergenciais e de incidentes no local.

Neste texto, mostramos como ele deve agir, de forma geral, e também em casos específicos, como em incêndios e quedas de energia, por exemplo.

O que achou sobre como o profissional da portaria de condomínio deve lidar com situações de emergência e incidentes?

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor