Tecnologias e soluções para otimização do controle de acesso
O controle de acesso em imóveis residenciais e empresariais é fundamental para manter a segurança de todos que moram ou trabalham no local, evitando a entrada de pessoas não autorizadas em qualquer ambiente.
Atualmente, novas tecnologias e soluções vão surgindo todos os anos como uma forma de otimizar esse controle de acesso e torná-lo mais eficiente.
Quer saber quais são as melhores do mercado para usar em seu imóvel? Acompanhe esse conteúdo até o final!
Biometria
Não há dúvidas de que uma das soluções mais sofisticadas e seguras do controle de acesso é a biometria.
Seu uso garante uma maior praticidade e confiabilidade, já que apenas as pessoas cadastradas poderão ter acesso ao local.
Como é uma solução automatizada, não há a necessidade de utilizar qualquer tipo de sistema adicional, o que é ainda mais vantajoso.
A biometria pode ser apenas de um dos dedos, em geral, o indicador, ou ainda da mão inteira.
Seja como for, a leitura biométrica é sempre única em cada pessoa e por isso mesmo que esse é um método considerado como extremamente seguro.
RFDI ou Identificação por Radiofrequência
Essa tecnologia de controle de acesso faz uso das ondas de radiofrequência para que se possa ler tags ou emissores de sinal.
As tags são colocadas então dentro de crachás entregues a funcionários ou ainda em cartões que ficam com os moradores de um condomínio, por exemplo.
A entrada então é permitida a partir do momento em que o crachá ou cartão é colocado em frente ao aparelho, liberando assim o acesso.
O risco em relação a essa solução é que se houver a perda do crachá ou do cartão, outra pessoa poderá usá-lo para ter acesso ao local.
Reconhecimento facial
Assim como a biometria, o reconhecimento facial é considerado como uma das tecnologias de controle de acesso mais seguras do mercado.
Afinal, a partir do momento em que o cadastro é feito com as características do rosto de cada pessoa, não há como alguém que não é cadastrada entrar no local sem permissão.
O sistema funciona por meio de algoritmos que detectam a s característica do rosto do indivíduo tanto à distância quanto também próximo da câmera.
Leitura da íris
Com certeza, você já deve ter visto esse tipo de tecnologia de controle de acesso em muitos filmes e séries por aí.
O sistema de leitura da íris é considerado como mais seguro e eficiente do que a biometria facial, já que faz a identificação de características únicas de uma pessoa.
Os registros da ocorrência de falhas são muito baixos, pois dificilmente aparece algum tipo de problema, o que faz com que esse tipo de sistema seja muito usado em áreas governamentais de acesso restrito.
Identificação através de senha
Por último, temos uma tecnologia que não é tão nova, mas que vem sendo otimizada cada vez mais com o intuito de ajudar a melhorar o controle de acesso.
A solução de identificação por meio de senha exige somente que se insira uma combinação de letras e/ou números, cadastrada previamente, para que se tenha acesso ao local.
Conclusão
Como você pode ver aqui, o controle de acesso é essencial para garantir a segurança de pessoas que trabalham ou moram, bem como do patrimônio em prédios comerciais e empresariais.
Neste texto, trouxemos algumas das principais tecnologias e soluções que são usadas para controlar o acesso a esses locais de forma mais eficiente e confiável, evitando falhas na segurança.
O que você achou do nosso texto de hoje sobre as tecnologias e soluções para otimização do controle de acesso?
Está precisando de ajuda? Conte conosco.
Contrate com segurança, prefira a Regional!
SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707