Quais são as 4 atitudes que o porteiro deve tomar ao liberar um visitante?
O porteiro é, sem nenhuma dúvida, um dos profissionais, se não o profissional mais importante em um prédio para garantir o funcionamento adequado e a segurança de todos.
Afinal, este profissional deve fazer o controle de entrada e saída dos visitantes, moradores e outras pessoas, como prestadores de serviço.
Se ele fizer o seu trabalho adequadamente, então vai ser possível manter a ordem e garantir que tudo irá correr bem em relação à tranquilidade e a segurança daqueles que moram, trabalham e estão visitando o condomínio.
Portanto, aqui neste artigo vamos trazer para você quais as quatro atitudes que todo porteiro deve tomar antes de realizar a liberação de um visitante para entrar no condomínio.
Acompanhe!
Entendendo a função do porteiro
O porteiro, seja ele diurno ou noturno, tem a função de realizar o controle do acesso de pessoas e veículos ao condomínio, portanto, ele deve organizar quem entra e quem sai pela portaria e pela garagem.
Além do mais, é importante estar atento às câmeras que estão espalhadas pelo prédio para que possa observar se há alguma coisa fora do normal, para que possa acionar a segurança ou mesmo as autoridades responsáveis.
É também fundamental falar sobre a permanência do porteiro sempre na portaria, de modo que ele não se ausente do local, saindo da guarita apenas se houver algum tipo de necessidade de momento.
Entretanto, mesmo nesses casos não é indicado que ele se afaste por um longo período, evitando assim deixar a portaria desprotegida.
Quais atitudes que um porteiro precisa tomar antes da liberação de um visitante?
Um ponto importante a falar é sobre como o porteiro tem que agir antes de fazer a liberação de um visitante que chega ao prédio, seja ele um prestador de serviço ou alguém que veio para o apartamento de um condômino.
Veja quais são essas atitudes nos tópicos a seguir!
A identificação do visitante
A etapa inicial é a identificação do visitante assim que ele chega até o condomínio, e é necessário ter atenção desde o início.
Sem que o visitante entre no condomínio, ele deve comunicar-se com o porteiro pelo lado de fora, seja por meio de interfone, de circuito de TV ou falando com ele por meio de vidros blindados ou de guarita alta.
O visitante deverá identificar-se e informar qual é o objetivo da sua visita no prédio, para qual apartamento irá e ainda quem é o morador (informando o nome da pessoa).
A confirmação do visitante
A etapa seguinte é a confirmação do visitante junto ao morador.
Depois que a pessoa se identifica, é papel do porteiro contatar o morador para saber se realmente ele está esperando aquela pessoa e se ela pode ter acesso ou não ao condomínio.
Permitindo o acesso ao condomínio
Depois que o morador confirmar que o visitante pode sim subir ao seu apartamento, o porteiro deverá permitir o aceso dele.
Logicamente, quando o morador não está no condomínio e não deixou qualquer autorização por escrito, contendo os dados daquele visitante, o profissional da portaria deverá barrá-lo ou contatar o morador de outra forma.
Quando liberar o acesso do visitante, ele deve orientar a pessoa sobre como chegar até o apartamento, caso seja a 1ª vez dela no condomínio.
Fazer o registro
Em muitos casos, é necessário que o porteiro realize o registro com os principais dados do visitante, caso do nome, do documento e do apartamento que ele irá visitar.
Isso ajuda a rastrear aquela pessoa caso algum problema venha a ocorrer posteriormente.
Conclusão
Como visto aqui, existem algumas atitudes que são fundamentais para o porteiro quando chega um visitante ao condomínio e que ajuda a garantir a segurança dele e de todos no local.
Neste texto, trouxemos aqui quais são as atitudes que devem ser tomadas pelo profissional sempre que uma pessoa chega para acessar o condomínio, seguindo os passos adequados para evitar problemas futuros.
O que achou do conteúdo sobre quais são as 4 atitudes devem ser tomadas pelo porteiro antes de liberar a entrada de um visitante?
Está precisando de ajuda? Conte conosco.
Contrate com segurança, prefira a Regional!
SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707