Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
O que é mais seguro concertina ou cerca elétrica?

O que é mais seguro concertina ou cerca elétrica?

Você sabe qual é a diferença entre concertina e cerca elétrica?

Quando falamos sobre a proteção perimetral, o mais comum é que as pessoas pensem na cerca elétrica, entretanto, existe também a opção de escolher pelo uso da concertina.

Com isso, é normal haver dúvidas, principalmente pelo pouco conhecimento sobre a concertina, e uma das questões principais é: qual das duas opções é mais segura?

Adiantamos que a cerca elétrica, que costuma ser a preferência da maioria, conta com custos mais elevados para instalação e para manutenção, e a concertina costuma desagradar devido ao seu visual mais agressivo.

Mas esses são fatores que impactam na escolha final? Qual desses dois equipamentos deixará sua casa ou empresa mais segura?

Aqui neste artigo, nós iremos falar um pouco sobre as duas opções de equipamento para proteção patrimonial e qual é a mais segura das duas. Acompanhe!

Entenda o que é a concertina

A concertina é conhecida também por outros nomes, como “ouriço”, e trata-se de um tipo de tela farpada que conta com uma estética bem mais agressiva.

Apesar disso, ela é muito eficiente para a proteção perimetral e garante uma boa proteção de patrimônio, não importa o tipo.

Este equipamento é uma fita tipo farpada que gera consequências muito sérias em qualquer pessoa que tentar ultrapassar aquele perímetro protegido por ele.

Há alguns benefícios em optar por ela, como ser mais barata, não exigir muita manutenção e ainda contar com uma vida útil bem mais longa.

Por ter um visual que é mais agressivo, costuma intimidar muito os potenciais invasores e os mantêm longe, mas ao mesmo tempo deve-se tomar cuidado com crianças e animais porque os danos de se cortar com esta fita são graves.

Aqui no Brasil, este tipo de barreira que é altamente cortante costuma ser instalada em diferentes locais, sejam residências ou comércios.

Como ele tem um nível de intimidação bem alto, as pessoas costumam optar bastante por essa opção de barreira, porém, quem tem gatos domésticos ou preocupa-se que outros animais possam pular seu muro devem ter cuidado.

Muitas pessoas optam pela concertina em comparação com a cerca elétrica porque ela tem um melhor custo-benefício, com melhores valores de mercado e uma vida útil maior em diferentes situações.

A cerca elétrica como barreira de proteção perimetral

Uma das principais soluções para a segurança perimetral é a cerca elétrica e em comparação com a concertina, ela possui uma estética bem mais discreta.

Apesar disso, as cercas elétricas possuem um potente efeito inibidor e geram um grau de proteção muito alto a qualquer perímetro.

Ao contrário do que alguns pensam, o choque que este tipo de cerca gera é apenas pulsativo, de baixa corrente e alta tensão.

Portanto, ele tem como objetivo apenas repelir as pessoas que tentam entrar no local, mas sem ocasionar queimaduras ou choques graves que deixem alguém preso a ela.

Para quem tem animais domésticos, como gatos, ou mesmo crianças em casa, que subam em muros, essa opção é bem menos perigosa do que as concertinas.

Se houver o rompimento ou o aterramento de um ou mais fios da cerca, então um alarme é acionado de imediato e pode ser que até mesmo a central que faz o monitoramento seja contatada.

Algumas cercas elétricas ainda possuem um tipo de alarme embutido no sistema de segurança e além de gerar a descarga elétrica, o potencial invasor acaba sendo repelido pelo sinal sonoro, que chama a atenção de outras pessoas.

Existem algumas questões que afastam as pessoas da escolha pela cerca elétrica, tais como o custo mais alto desta barreira, o alto consumo de energia e a necessidade de manutenção constante.

Qual opção é mais segura?

As duas são igualmente seguras, tudo vai depender de qual é o seu objetivo, das suas preferências e necessidades para o local onde pretende instalar a barreira de proteção.

Dependendo da situação, a concertina pode ser muito perigosa para pessoas da própria casa e também animais domésticos, então a cerca elétrica pode ser uma melhor opção.

É possível que você busque até combinar os dois tipos ao redor do perímetro do seu imóvel, para ter a certeza de que ele estará completamente protegido em todas as partes.

Conclusão

Como foi possível ver aqui, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a opção mais segurança para proteção perimetral, se optar pela cerca elétrica ou concertina. 

Neste texto, nós mostramos a você a respeito dos dois tipos de proteção e ainda como elas funcionam, e ficou claro como as duas opções são extremamente seguras e confiáveis.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é mais seguro, concertina ou cerca elétrica

 

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira o GRUPO Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor