Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Segurança privada: 10 Cuidados para evitar sequestros

Segurança privada: 10 Cuidados para evitar sequestros

A segurança privada é um serviço que tem uma demanda crescente, visto que a insegurança e a falta de proteção que as pessoas sentem é cada vez maior.

Além dos casos de roubos e assaltos, um outro problema que tem tirado o sono de uma grande parcela da população é o aumento dos sequestros.

Sendo assim, nada melhor do que saber quais cuidados tomar para evitar ser vítima de um crime desse tipo e aqui mostraremos os mais importantes.

Vamos lá!

 

Realize uma autoavaliação e examine seu risco

O primeiro cuidado que você deve ter para evitar um sequestro é fazer uma autoavaliação e examinar qual é o seu risco.

Você acha que está bem seguro? Acredita que existe um motivo pelo qual seria sequestrado? Ou alguém próximo a você?

Você usa roupas, tem um carro ou mora em uma residência que pode chamar a atenção de criminosos para as suas posses?

A partir dessa autoavaliação, você ficará mais atento sobre os riscos de vir a ser o alvo desse tipo de crime e poderá proteger-se melhor.

 

Atue para inibir a ação de sequestradores

Além de promover uma maior segurança, ao perceber que está em risco, você deve mostrar-se constantemente em vigilância.

Quando os criminosos percebem que você está atento e que não está “dando mole” ao sair de casa ou do seu veículo, os possíveis sequestradores tendem a ficar com um pé atrás.

Use, por exemplo, uma placa instalada na fachada da sua casa que diz que ela encontra-se protegida por segurança privada e faça o mesmo em seu carro.

Essas são ações importantes para inibir qualquer ação de um criminoso para que ele pense duas vezes antes de tentar um sequestro.

 

Fique sempre alerta a todo o ambiente

Uma outra maneira de evitar sequestros é estar sempre alerta quando encontra-se em público.

Evite mexer em seu celular ou ainda abrir a sua bolsa em locais nos quais a sensação de insegurança é maior.

Sempre esteja atento também quando for fazer saques nos caixas eletrônicos, optando por aqueles em locais com maior vigilância, como shoppings.

Atente-se também aos arredores quando estiver dirigindo e evite ficar parado na rua durante à noite, esperando por alguém.

 

Mantenha as pessoas próximas informadas dos seus horários

É muito importante que as pessoas próximas, como filhos e pais, conheçam os seus horários, da mesma forma que você deve conhecer os deles.

Isso ajudará a se perceber se alguma coisa está errada, para que a polícia possa ser acionada o mais rápido possível e comece as buscas pela vítima.

 

Sair e entrar no veículo sempre exige muita atenção

Um dos momentos de maior vulnerabilidade e que pode gerar muitos riscos de sequestro é ao entrar e sair de um veículo.

Nesse momento, as vítimas costumam relaxar mais e é comum o ataque dos criminosos ocorrer no momento de colocar ou de tirar o cinto, bem como ao ligar o carro, quando a atenção é desviada do ambiente.

 

Esteja sempre variando a sua rotina

O sequestro, em geral, é um tipo de crime sempre premeditado, então os criminosos estudam, com antecedência, os hábitos da vítima até realizarem o ato em si.

Um dos pontos centrais para eles é a rotina da vítima, por isso que você deve estar sempre variando a sua, o que reduz os riscos de ser alvo de um sequestro.

 

Instrua às pessoas próximas a não darem informações da rotina

Ainda que você faça variações na sua rotina, há certas coisas que não dá para evitar e mudar, como o horário de entrada e saída do trabalho ou da faculdade, por exemplo.

É por isso mesmo que você deve sempre instruir as pessoas próximas, como seus filhos, pais e funcionários ou colegas de trabalho, a não comentarem sobre sua rotina.

 

Evite colocar itens no veículo que podem chamar a atenção

Evite colocar adesivos e itens que ajudem a mostrar que você tem certo poder aquisitivo, por exemplo, o que pode chamar a atenção dos criminosos.

No caso de mulheres, que podem ser alvos principais dos sequestradores, não ter qualquer item que chame a atenção sobre quem pertence o veículo é uma ótima forma de prevenção.

 

Tenha sempre um botão do pânico disponível à mão

Esse é um item que faz parte da segurança privada e que pode ajudar a notificar à central de monitoramento da empresa contratada sobre uma situação de risco.

O botão de pânico pode ficar instalado no seu carro ou ainda com você, como junto ao chaveiro da casa ou do carro.

Assim, vai ser possível que a empresa tome as providências necessárias para avisar às autoridades e garantir maior eficácia na ação da polícia.

 

Contrate uma empresa para fazer a sua segurança privada

Por último, a melhor forma de você evitar sequestros é através da contratação de uma empresa de segurança privada.

A empresa irá realizar o monitoramento constante da sua casa através de alarmes e câmeras de segurança, bem como do seu veículo, para que possa perceber ações estranhas.

O melhor de tudo é que o serviço será prestado de forma personalizada, buscando entender quais são os riscos à sua residência e à sua família para conseguir fazer a contenção dos mesmos.

 

Conclusão

Como você viu, o aumento da insegurança no país tem levado muitas pessoas a buscarem pelo serviço de segurança privada, para evitar casos de sequestros, que estão em alta no Brasil.

Neste texto, você conheceu alguns cuidados essenciais para proteger-se contra essas ações, em especial a contratação dos serviços de uma empresa de segurança, como o Grupo Regional Brasil.

Gostou do artigo de hoje sobre segurança privada: 10 Cuidados para evitar sequestros?

Sobre o Autor