Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
O que os Porteiros podem e não podem fazer para moradores

O que os Porteiros podem e não podem fazer para moradores

Os porteiros são os profissionais mais importantes em um condomínio para garantir o correto funcionamento do local e a segurança dos moradores e visitantes.

Eles possuem funções fundamentais para a segurança de todos, além de que existem certas coisas que esses profissionais também não podem fazer para evitar problemas e a redução da proteção do local.

Portanto, o objetivo desse artigo é mostrar o que os porteiros podem e não podem fazer para moradores. Vamos lá!

 

O que os porteiros podem fazer para os moradores?

Receber cartas e encomendas

Sempre que correspondências chegarem ao condomínio, os porteiros irão receber e distribuir para os destinatários, isso em relação a cartas e a encomendas, que venham do correio ou das distribuidoras.

No caso dos pacotes, em geral, o porteiro poderá dirigir-se até fora do condomínio para receber os pacotes e evitar que pessoas estranhas entrem no local.

O profissional deverá ter um esquema de distribuição das cartas e encomendas, bem como um livro para assinatura dos recebimentos, o que traz boa proteção para o profissional e para o condomínio também.

 

Zelar pela ordem

O profissional que atua na portaria deverá zelar pela ordem, sendo gentil com os moradores e com os visitantes, agir com o máximo de educação e comunicar-se bem com todos.

Ele também deverá ter firmeza de modo a evitar possíveis tumultos e confusões não só na portaria, como no prédio em geral.

É essencial que esse profissional evite sair do posto dele e saiba operar o interfone e fique de olho nas câmeras para que qualquer problema que surja possa ser resolvido o quanto antes.

Além disso, o profissional que atua na portaria deverá alertar aos moradores e aos visitantes sobre o descumprimento da lei antifumo e caso aconteça, alertar ao síndico e fazer o preenchimento do livro de ocorrências.

 

Saber como agir no caso de emergências

É essencial que o porteiro saiba exatamente como agir no caso de possíveis emergências, caso algo fuja da normalidade no condomínio.

Por exemplo, caso o morador fique preso no elevador, se acontecer alguma situação de vandalismo, se alguém estranho entrar no prédio, entre outros.

Ficar atento à questão dos monitores de TV do circuito de segurança é essencial para agir com rapidez nos casos de emergências e ajudar os hóspedes o quanto antes.

 

O que os porteiros não podem fazer?

Autorizar que visitantes não identificados entrem no local

Uma das regras principais sobre o que os porteiros não devem fazer é jamais autorizar a entrada de visitantes não identificados no condomínio.

O profissional jamais deve abrir exceções, a identificação bem como o registro de horários de entrada e de saída são mais do que fundamentais para todos fiquem seguros no condomínio.

 

Abandonar o posto e deixar a portaria vazia

Sempre que for preciso deixar a portaria, é essencial que o porteiro solicite que um colaborador que faça parte da equipe cubra sua ausência.

A guarita do condomínio jamais deverá ficar vazia, ainda que a saída seja rápida, pois isso poderá colocar em risco a segurança de todos e o correto funcionamento do local.

 

Conversar a respeito da rotina dos moradores e de informações particulares

Um porteiro deve sempre respeitar a privacidade dos moradores, sendo ético, discreto e nunca compartilhando informações sobre a vida privada de quem mora no local.

Por ser um profissional que acompanha a rotina diária dos moradores, ele acaba tendo acesso a informações privadas em alguns momentos, sendo essencial manter a ética e a discrição para garantir o conforto e o bem-estar de todos.

 

Conclusão

Como você viu, os porteiros são profissionais essenciais para o correto funcionamento e a segurança de um condomínio, e existem coisas que eles podem ou não fazer.

Neste texto, você conheceu o que esses moradores podem estar fazendo para os moradores e aquilo que eles devem evitar, para garantir o conforto e a segurança de todos.

Gostou do artigo de hoje sobre o que os Porteiros podem e não podem fazer para moradores?

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira o GRUPO Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor