Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
4 dicas para evitar vandalismo no condomínio

4 dicas para evitar vandalismo no condomínio

Quem mora em condomínio, sabe que tudo que ocorre de negativo, como a quebra de um portão ou uma luz que deixa de funcionar. Ou seja, é motivo de prejuízo financeiro.

O pior de tudo é que o vandalismo costuma estar presente nesses locais. O que dá uma enorme dor de cabeça para os síndicos e para os condôminos.

Além de o vandalismo já ser algo extremamente degradante para o patrimônio do condomínio, o pior de tudo é que ele é realizado pelos próprios moradores. Normalmente crianças e adolescentes, sem que os pais tomem uma providência.

Assim, é preciso que o síndico, junto com os moradores do condomínio, tome atitudes de que evitem o vandalismo no condomínio. Visto que ele pode ser até um risco de vida, não só para quem o pratica, mas também para os outros moradores.

Sendo assim, resolvi trazer este artigo contendo algumas dicas para evitar vandalismo no condomínio.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar este texto até o final!

Vandalismo no condomínio: 4 dicas para evita-lo

1- Câmeras de segurança 24 horas

Apesar de alguns especialistas em segurança, e também psicólogos, acreditarem que as câmeras de segurança funcionem como uma espécie de “desafio” para os vândalos do condomínio, elas são muito efetivas e não há como negar.

Sendo ou não um desafio que vá fazer com que essas crianças e adolescentes pratiquem vandalismo, o fato é que será possível identificar os responsáveis pelas balbúrdias.

Assim, fica mais fácil conversar com os pais dos vândalos e também levar a questão, com os responsáveis pelos prejuízos, para a reunião de condomínio.

Seja como for, se você deseja evitar vandalismo no condomínio, não pode deixar de investir em sistemas de câmeras de segurança 24 horas.

2- Contratar seguranças noturnos

A maioria dos casos de vandalismos nos condomínios ocorrem pela parte da noite. Ou seja, quando a maioria das pessoas já estão recolhidas e há menos luminosidade para identificar os vândalos.

Desse modo, uma outra opção, que pode ser complementar às câmeras de segurança, é fazer a contratação de seguranças noturnos. Sendo assim, eles podem realizar rondas frequentes no local.

Assim, isso irá fazer com que os vândalos sintam-se mais intimidados de serem flagrados no ato, ajudando a reduzir o problema como um todo, sem que os responsáveis consigam escapar.

3- Reuniões de condomínio com campanhas de conscientização

Uma terceira dica é a conscientização dos moradores, principalmente dos responsáveis (pais de crianças e adolescentes que praticam vandalismo). Portanto, isso pode ser feito por meio das reuniões de condomínio.

Assim, é possível mostrar não só questões de prejuízos financeiros. Mas também os riscos de machucados e acidentes mais graves com os moradores, e com os próprios vândalos.

A conscientização, na maioria das vezes, precisa ser acompanhada por medidas como instalação de câmeras e contratação de seguranças noturnos.

4- Aplicações de multas e punições aos vândalos (e aos seus responsáveis)

A última dica de como evitar o vandalismo no condomínio é a última etapa de tudo o que foi visto anteriormente (e deve ser realizada apenas em último caso): a aplicação de multas ou punições.

Por meio da identificação dos vândalos, pelas câmeras de segurança ou pelos seguranças noturnos. Além do informativo para os responsáveis sobre os riscos dessas ações, a punição é uma opção viável.

Quando nada mais para os baderneiros que vandalizam o condomínio, punir seus pais ou responsáveis, com multas e penalidades, pode realmente fazer efeito.

Lembre-se que você deve sempre comunicar o problema aos pais, e jamais aos menores (crianças ou adolescentes que realizaram o vandalismo).

Como você viu, é muito comum haver problemas de vandalismo nos condomínios, realizados pelos próprios moradores. Sejam, crianças ou adolescentes.

Além dos prejuízos financeiros, há sempre o risco de que eles sofram ou causem acidentes graves a outros condôminos. O que mostra porque essas ações devem ser evitadas.

Neste texto, você conheceu algumas das principais dicas que podem ser utilizadas por aqueles síndicos e moradores que desejam evitar episódios de vandalismos dentro dos condomínios.

Comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas e acabe com esses problemas no condomínio em que mora ou que administra.

 

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Entre em contato conosco e descubra que temos um ótimo serviço de terceirização com profissionais qualificados. Temos  um mundo de facilidades para o seu condomínio!

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor