Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Sindico Profissional – tudo que você precisa saber

Sindico Profissional – tudo que você precisa saber

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre síndico profissional e é capaz de estar pensando em se tornar um profissional do tipo.

Entretanto, muitas pessoas não sabem vários fatos importantes a respeito da função, como quais os requisitos necessários, as suas responsabilidades, entre outras coisas.

Sendo assim, esse artigo tem o intuito de falar tudo o que você precisa saber a respeito do síndico profissional.

Vamos lá!

O que é um síndico profissional?

Um síndico profissional é uma pessoa física idônea (também, em alguns casos, pode ser jurídica) que detém poderes para representar o condomínio e para exercer funções administrativas.

Para que ela possa assumir a função de síndico profissional no condomínio, essa pessoa precisa ser aprovada em assembleia, estando isso, inclusive, dentro do Código Civil Brasileiro, que legaliza essa função.

Isso porque a lei prevê que há a possibilidade de o síndico não ser um condômino, o que fez com que esse profissional surgisse.

A pessoa física que realiza o serviço de síndico profissional é autônoma, o que significa que não existe entre ela e o condomínio um vínculo de emprego.

No caso de uma pessoa jurídica assumir essa função, ela deve ter um CNPJ.

O fato é que seja qual for o condomínio que irá contratar um síndico profissional, ele deve sempre fazer uma pesquisa e análise bastante detalhada nos âmbitos fiscal, comercial e judicial.

Para tornar-se um síndico é necessário que a pessoa tenha conhecimento em administração, direito, contabilidade e recursos humanos.

Há, inclusive, diversos cursos de capacitação que são voltados para quem deseja tornar-se um síndico.

Além disso, é também importante o candidato ter habilidades tais como boa comunicação para manter um bom relacionamento com os condôminos e os funcionários, organização e disciplina.

Já as responsabilidades do síndico profissional são:
  • Cuidar da administração do condomínio
  • Garantir que as manutenções e reformas que sejam necessárias serão feitas de maneira eficaz
  • Organizar as reuniões de assembleia e também as prestações de contas
  • Administrar as demandas dos condôminos (moradores)
  • Realizar a preservação das áreas comuns e de toda a propriedade do condomínio
  • Fiscalizar continuamente as contas, bem como a inadimplência dos condôminos e ações judiciais do condomínio
  • Fazer a coordenação da equipe de funcionários contratados e prestadores de serviços

Vantagens do síndico profissional

Agora é hora de ver quais são as vantagens da contratação do síndico profissional para os condomínios residenciais e comerciais.

São elas:

  • Gestão profissional: ajuda a melhorar a gestão do condomínio, proporciona a redução de custos e aproveitar melhor o orçamento

 

  • Qualificação: ao contar com um síndico profissional, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, se tem uma pessoa ou empresa qualificada e competente para exercer as responsabilidades e funções necessárias

 

  • Impessoalidade: com um síndico desse tipo não há ligação emocional entre as partes, o que ajuda bastante na gestão de conflitos e resolução de problemas

 

  • Preservação e valorização do patrimônio: por meio do seguimento dos regulamentos internos, através das deliberações feitas em assembleias e da gestão correta, é possível preservar e valorizar o patrimônio em questão

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor