Responsável pelo orçamento de jardinagem? Conheça 10 maneiras para economizar!
Responsável pelo orçamento de jardinagem? Conheça 10 maneiras para economizar!

Responsável pelo orçamento de jardinagem? Conheça 10 maneiras para economizar!

Um jardim bonito e vistoso enche os olhos de todos que veem, mas manter as flores e plantas bonitas requer investimentos, além, claro, de muito cuidado. Quando nos deparamos com um orçamento de jardinagem, é preciso levar certos pontos em consideração, por exemplo, a análise do ambiente – qual o tamanho da área verde e/ou do jardim – qual a dificuldade em realizar a manutenção – o tamanho de uma cerca viva, às vezes é preciso uma locação de andaime – utilização de herbicidas. Tudo deve ser posto na ponta do lápis para o orçamento.

A Regional Segurança te dá 10 dicas para economizar sem prejudicar o florescimento do seu jardim.

  1. Invista em utensílios de jardim

Escolha peças de alta qualidade e tenha cuidado com a manutenção. Para o esforço e trabalho aos quais os equipamentos de jardinagem estão sujeitos, é aconselhável o uso materiais robustos e duradouros.

  1. Máquina de cortar manual

A máquina de cortar relva manual é muito mais econômica, pois a máquina elétrica requer o uso do combustível. Leve em conta que a máquina manual também causa um impacto bem menor ao meio ambiente.

  1. Reaproveite a água

A água é o elemento fundamental para a vida de qualquer espécie, inclusive para dar cor à jardinagem. Para que o custo não seja alto, reutilize a água da chuva para regar o jardim.

  1. Adquira grandes quantidades

Quer dar uma cara nova ao jardim? Compre plantas e flores em grandes quantidades, o preço sai mais em conta e você ainda economiza.

  1. Terra e fertilizantes

O mesmo exemplo acima vale para compras de terra e fertilizantes para a jardinagem, realizar compras em grandes quantidades vai pesar menos no orçamento do jardineiro ou do condomínio que administra o jardim.

  1. Crie sua própria compostagem

Para não gastar com o uso de fertilizantes, você pode criar o seu próprio adubo, utilizando os resíduos do jardim, folhas, relva cortada, pétalas murchas e adicione os restos do seu lixo orgânico. Assim não será preciso gastar com fertilizantes. A compostagem fornecerá nutrientes, ainda manterá a terra mais úmida e será gasto menos água por conta disso.

  1. Trocas de sementes

Para ter um jardim com variedades, é comum a ocorrer trocas de sementes. Separe algumas sementes de espécies do seu jardim, e procure algum outro praticante de jardinagem e façam a troca. Ambos saem ganhando com a multiplicidade.

  1. Cuidados ao regar

O melhor horário para regar o jardim são durante as manhãs ou à noite, porque assim evita a evaporação da água durante as horas mais quentes do dia, isso ajuda a manter o jardim úmido por mais tempo, além de evitar o desperdício da água.

  1. Irrigadores

Para jardins maiores, o sistema de irrigação automática é uma ótima saída para evitar um consumo excessivo de água, já existem modelos que controlam até mesmo o nível de umidade.

  1. Previna ervas daninha

As ervas daninhas trazem grandes prejuízos a jardinagem, uma solução natural e barata para evita-las é colocar lascas de madeira no leito dos canteiros, além de inibirem o crescimento das ervas daninha, as lacas de madeira dão um visual mais bonito ao jardim.

A Regional Segurança se preocupa com o bem-estar de seus parceiros, funcionários e clientes, por isso sempre utilizamos nosso espaço para dicas e serviços!

Sobre o Autor