Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Proclamação da República Brasileira

Proclamação da República Brasileira

Hoje é uma data muito importante para o Brasil, pois foi em 1889 deste dia que comemorava-se a Proclamação da República. Por conta de mobilizações do Exército e de civis a familia real portuguesa foi “expulsa” do Brasil.

Sendo assim, o país viu-se livre da monarquia da época e até nos dias atuais comemora-se a data. Portanto, o artigo de hoje abordaremos um pouco de história do Brasil. Quer saber mais? Acompanhe o texto até o final.

Porque no Brasil é comemorado a Proclamação da República ?

Como sabe, hoje trata-se de um feriado nacional por conta da legislação brasileira o Decreto n° 155-B. Por conta de celebrar a liberdade brasileira que inclusive Marechal Deodoro da Fonseca foi um dos responsáveis  pela proclamação. Além é claro dele ser o primeiro Presidente da República brasileira (entre 1889 até 1891).

Portanto, houve manifestações nas ruas por militares e republicanos civis até que constatou de fato a Libertação da pátria. Sendo assim, a Proclamação da República foi um golpe de estado liderado pelo militar e primeiro presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca.

Entenda mais sobre o Contexto Histórico na época

Durante quase 70 anos o Brasil viveu um regime monárquico, pois de 1822 a 1889 o país foi governado por dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.
Ao longo dos anos, esse regime já não conseguia atender as necessidades sociais do povo. O baixo clero e os profissionais liberais tais como comerciantes, agricultores, médicos e outros, estavam insatisfeitos com o atual cenário político do país, pois eles não tinham poder de decisão.
O antigo imperador D. Pedro II,  que foi quem governou o país por mais tempo, criou uma grande briga com a Igreja Católica devido à grande interferência que exercia nas questões religiosas.
O regime monárquico também impôs grande censura aos militares, que se sentiam descontentes desde o não reconhecimento da participação deles na Guerra do Paraguai (1864-1870). Isso foi um dos principais fatores que desencadeou a organização do movimento republicano e a organização da Proclamação da República.
A população exigia um país mais democrático e menos autoritário. Deodoro da Fonseca, bem como outros militares que participaram do ato da Proclamação da República, eram a favor da Monarquia. Mas, com a desvalorização que acontecia em relação a eles, muitos estavam se sentindo traídos.
No início, o objetivo era derrubar apenas o gabinete do imperador, por isso Deodoro da Fonseca agiu por acreditar que haveria represália do governo, caso ele fosse preso. Contudo, não foi o que aconteceu, pois o governo monárquico não esboçou nenhuma reação.

Assim, no dia 18 de novembro, após a Proclamação da República, D. Pedro II e a Família Real partiram rumo à Europa.

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Entre em contato conosco e descubra que temos um ótimo serviço de terceirização com profissionais qualificados. Temos  um mundo de facilidades para o seu condomínio!

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor

Leave a Reply