O que é segurança patrimonial?
No artigo de hoje você entenderá mais sobre a segurança patrimonial seus conceitos. Sendo assim, se está procurando contratar esse serviço e quer entender a fundo sobre a segurança patrimonial leia o texto até o final. E tire todas as suas dúvidas em relação a profissão de segurança patrimonial.
Acompanhe!
Qual significado de ser segurança patrimonial?
Esta área de atuação é um conjunto de medidas e práticas de segurança privada. Ou seja, ter a segurança patrimonial garante que o patrimônio do local esteja seguro e livre de possíveis danos.
Normalmente a segurança patrimonial é contratada em diversos tipos de estabelecimentos e empresas. A fim de evitar danos como furtos, acidentes, incêndios entre outros. Sendo assim, podemos assegurar que todo tipo de dano que possa causar prejuízos financeiros.
Portanto, a segurança patrimonial tem como objetivo proteger a todos os interesses do local/empresa que o contratou.
Segurança patrimonial x Legislação
Como dito acima, a segurança patrimonial é considerada uma segurança privada. Por isso, segue as mesmas legislações relacionadas a segurança privada.
Além disso, a atividade de segurança patrimonial tem que ser registrada e aprovada pela Polícia Federal. Quando for contratar uma empresa verifique se tem o alvará de funcionamento dessa atividade.
Legislação brasileira sobre Segurança Privada – lei n° 7.102
PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1o A presente Portaria disciplina as atividades de segurança privada,
armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que
possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como
regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.
§ 1o As atividades de segurança privada serão reguladas, autorizadas e
fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal – DPF e serão complementares às
atividades de segurança pública nos termos da legislação específica.
§ 2
o A política de segurança privada envolve a Administração Pública e as
classes patronal e laboral, observando os seguintes objetivos:
I – dignidade da pessoa humana;
II – segurança dos cidadãos;
III – prevenção de eventos danosos e diminuição de seus efeitos;
IV – aprimoramento técnico dos profissionais de segurança privada; e
V – estímulo ao crescimento das empresas que atuam no setor.
§ 3
o São consideradas atividades de segurança privada:
I – vigilância patrimonial: atividade exercida em eventos sociais e dentro de
estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a
incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio;
II – transporte de valores: atividade de transporte de numerário, bens ou
valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais;
III – escolta armada: atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de
carga ou de valor, incluindo o retorno da equipe com o respectivo armamento e demais
equipamentos, com os pernoites estritamente necessários;
IV – segurança pessoal: atividade de vigilância exercida com a finalidade de
garantir a incolumidade física de pessoas, incluindo o retorno do vigilante com o respectivo
armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessários; e
V – curso de formação: atividade de formação, extensão e reciclagem de
vigilantes.
Como assegurar a segurança patrimonial?
Primeiramente, deve ser feito uma analise na empresa que deseja implantar a segurança privada. Para verificar todos os fatores, por exemplo, quais são os pontos mais vulneráveis do local e as rotinas.
Sendo assim, considere alguns princípios básicos:
- prevenção;
- inibição;
- capacidade de rápida reação á confrontos;
- treinamentos;
- eficiência dos colaboradores;
- integração aos demais departamentos;
- transparência sobre os procedimentos;
- sigilo sobre os planos de segurança.
Como você viu no artigo de hoje a profissão de segurança patrimonial é muito importante para as empresas. Sendo assim, lembre-se de não contratar uma empresa qualquer.
Verifique se a mesma está apta para atender as suas necessidades e inclusive se tem especialidade nesta área. Já que não são todos que podem exercer, por conta, da aprovação que a Policia Militar precisa entregar.
Está precisando de ajuda? Conte conosco.
Entre em contato conosco e descubra que temos um ótimo serviço de terceirização com profissionais qualificados. Temos um mundo de facilidades para o seu condomínio!
Contrate com segurança, prefira a Regional!
SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707