Condomínios: saiba como evitar e combater incêndio
Condomínios: saiba como evitar e combater incêndio

Condomínios: saiba como evitar e combater incêndio

Incêndio! Acidentes com eletricidade como curto circuito são bem comuns em condomínios e prédios que não contam com a manutenção adequada, mas também podem acontecer em qualquer um que esteja funcionando normalmente, isso porque a qualquer momento pode haver sobrecarga e começar um incêndio.

Além de concentrar grande número de pessoas, todo condomínio precisa contar com um bom planejamento contra incêndio e acidentes em geral, para isso, saídas de segurança e equipamentos para auxiliar moradores e bombeiros para evitar problemas maiores.

Fique atento a essas dicas para evitar que um incêndio ocorra no condomínio:

  • Cuidado com panelas no fogo, fique sempre de olho;
  • Papéis de alumínio nunca devem ser levados ao microondas;
  • Caso sinta cheiro de gás não acenda a luz, pois se houver vazamento poderá criar faíscas e promover uma explosão;
  • A fiação deve sempre ser mantida isolada e em bom estado;
  • Não deixe velas acesas se não for necessário;
  • Não sobrecarregue tomadas com muitos equipamentos potentes, isso pode causar uma sobrecarga na fiação;
  • manter sempre livre as portas corta-fogo de seu andar;
  • Mantenha a fiscalização em dia

Legislação deve ser seguida com rigidez

Para evitar acidentes e grandes incêndios, todos os condomínios são obrigados a tere uma brigada de incêndio, de acordo com o artigo 24 da legislação estadual de São Paulo (Decreto 56.819/2011) para prédios residenciais com mais de 750 metros quadrados de área ou para edifícios com metragem inferior caso promovam reuniões públicas.

Sem a brigada de incêndio não existe a liberação e/ ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), e não tem o pagamento de indenizações pelas seguradoras. A brigada deve fornecer curso com duração de 4 a 12 horas, com aulas práticas e teóricas sendo de mera importância em casos extremos, ajudando a combater o fogo e alertando os moradores antes que os Bombeiros cheguem ao local.

O que fazer em caso de incêndio

Saber que está acontecendo um incêndio é desesperador, mas é preciso buscar ter calma, inteligência e seguir as recomendações de segurança do prédio ou do síndico.

Veja as dicas básicas de como agir em caso de incêndios em condomínios:

  • Se for um princípio de incêndio, procure os extintores para já tentar apagar o foco de fogo;
  • Acione o alarme de incêndio;
  • Utilize as escadas de emergência e vá em direção ao térreo. Evite os elevadores;
  • Se tiver muita fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações. Se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada;
  • Ligue para o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.

A Regional se preocupa com a sua segurança!

A Regional Segurança espera que com estas dicas, caso você passe por esta situação saiba como agir da melhor forma.  Vale lembrar também que a Regional Segurança tem preparo completo da sua sede e unidades, dando exemplo aos clientes com o tratamento, segurança, relacionamento e o bem-estar de seus parceiros, funcionários e clientes, além de contar com algumas ações sociais promovendo a alegria e segurança de todos, como esta. 

Você pode conferir mais dicas lendo este post sobre Regional Segurança dá 10 dicas sustentáveis e econômicas para o dia a dia

Além disso, a Regional Segurança está à disposição para quem precisa de um reforço de segurança por meio de seus serviços, como segurança eletrônicasegurança para grandes eventos, segurança patrimonial ou serviços gerais terceirizados para a sua empresa, casa ou condomínio.

Para as mulheres, esse artigo com cuidados pode ser mais seguro e interessante.

Leia também Por que contratar um serviço de segurança patrimonial na Regional Segurança e conheça uma das melhores empresas da região. Garantimos a segurança e bem-estar de todos!

 

Sobre o Autor