Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
Como evitar vandalismo no condomínio?

Como evitar vandalismo no condomínio?

Evitar vandalismo no condomínio é um dos principais objetivos de quem é síndico em um local onde há pessoas diversas morando. Além disso, principalmente aonde é comum ocorrer episódios de depredação e de arruaças.

Seja por crianças brincando nas áreas comuns ou mesmo por adolescentes que resolvam chamar a atenção dos amigos. A ocorrência de objetos ou elementos do condomínio sendo quebrados é corriqueira.

Assim, qualquer mínimo problema que aparece é uma necessidade de entrar em um consenso com os moradores para decidir sobre questões financeiras para consertos e reparos.

Nem todos, entretanto, estão dispostos a contribuir em favor da reparação de problemas ocorridos no condomínio. Ainda mais quando não possuem nada a ver com o que aconteceu.

Desse modo, é essencial evitar vandalismo no condomínio para não trazer dor de cabeça a ninguém dentro desse local de moradia que deveria ser tranquilo e seguro.

E como fazer isso?

Há algumas dicas para se conseguir evitar que episódios de vandalismo ocorram dentro de um condomínio. Pois algumas estratégias fazem com que os vândalos pensem bem antes de cometerem um ato desse tipo.

Se você deseja saber quais as melhores formas de evitar vandalismo no condomínio, não deixe de acompanhar este texto até o final.

Como evitar vandalismo no seu condomínio?

Esse trabalho vai exigir esforço, muita conversa e cooperação dos moradores do condomínio. Isso porque nem sempre os pais dos vândalos vão ter consciência das atitudes erradas dos filhos.

Assim, é preciso que você tenha uma conversa séria com os moradores, equipamentos que gravem tudo o que ocorre no ambiente, bem como ter pessoas vigiando o local como um todo.

Assim, para evitar que ocorram atos de vandalismo onde você mora, prossiga das maneiras a seguir!

Convoque uma reunião de condomínio com os seus vizinhos

Esse é um plano direto de jogar as cartas na mesa, pois se houver um culpado, o ideal é discutir com os responsáveis sobre custos e riscos de acidente para o indivíduo.

Se for o caso de não ter um responsável pelos danos, o mais adequado é debater com os outros moradores para pôr em prática um plano de ação para descobrir quem está por trás dos atos de vandalismo.

Nem todo pai vai ter responsabilidade para admitir o erro do filho ou tomar precauções para que ele não repita o ato, então é preciso um longo diálogo com todos para saber o que fazer.

Instalar câmeras de segurança, alarmes e sensores de movimento

Estas estratégias são funcionais se você deseja descobrir a identidade do autor dos atos de vandalismo do condomínio.

Também vai funcionar para a prevenção e proteção do patrimônio do condomínio, de modo a poupar gastos para os moradores.

Ao instalar abertamente estes aparatos tecnológicos irá desencorajar o autor ou os autores dos ataques ao espaço em comum dos moradores.

Investir em vigilantes também é uma boa alternativa

Vigilantes, especialmente os que trabalham no turno da noite, são uma boa proteção para você que deseja evitar vandalismo no condomínio.

Muitos vândalos praticam seus atos à noite. Então com a presença de um vigilante fazendo rondas constantes no local, iria evitar tais práticas.

Envolver os jovens em sindicância

Essa é uma saída mais interessante, porque muitos jovens que praticam vandalismo o fazem por problemas enfrentados em casa. Como por exemplo, por transformações passadas na adolescência.

Dar uma tarefa a eles e os envolver em atividades relacionadas à manutenção e sindicância no condomínio pode causar um efeito positivo de cooperação e bom comportamento.

Multas e penalidade

Uma ação um pouco mais séria é a aplicação de multas para os culpados pelo vandalismo. O que no caso de crianças e adolescentes será destinada aos pais ou responsáveis pelos mesmos.

Se as primeiras estratégias mostradas aqui forem ineficazes e os vândalos não demonstrarem mudanças, a última opção é aplicação de penas e multas para os que forem flagrados praticando atos ilegais.

Como você viu, enfrentar atos de vandalismo no condomínio não é um acontecimento raro para síndico e moradores, pois torna-se cada vez mais comuns essas ações.

O pior de tudo é que na maior parte das vezes elas são realizadas pelos próprios moradores, normalmente crianças e adolescentes.

Para evitar isso é necessário tomar certas atitudes e não deixar os que estão praticando os atos de vandalismo escaparem impunes. Ou eles tornarão a praticar e trarão mais prejuízos ao condomínio.

Neste texto, você viu algumas estratégias eficazes para evitar vandalismo no condomínio. Como a instalação de câmeras de segurança ou a contratação de vigilantes para rondar o local.

Gostou do artigo de hoje sobre como evitar vandalismo no condomínio?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Entre em contato conosco e descubra que temos um ótimo serviço de terceirização com profissionais qualificados. Temos  um mundo de facilidades para o seu condomínio!

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor

Leave a Reply