Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida
A importância dos EPIs para os profissionais de limpeza

A importância dos EPIs para os profissionais de limpeza

Os profissionais de limpeza, durante a execução de suas atividades, precisam usar alguns equipamentos de proteção individual para a sua própria segurança.

Apesar dessa necessidade, ainda há muitos profissionais que recusam-se a utilizá-los e muitas empresas que nem mesmo disponibilizam os equipamentos para seus colaboradores.

Sendo assim, o intuito desse artigo é mostrar a importância dos EPIs para os profissionais de limpeza, de modo a conscientizar a respeito do assunto.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo a respeito!

Quais são os EPIs para os profissionais de limpeza?

Existem diversos EPIs que os profissionais de limpeza devem utilizar, alguns com importância ainda maior em tempos de pandemia.

Mas quais seriam esses equipamentos? A seguir, veja uma lista com os principais:

  • Luvas de proteção: evita que haja o contato direto da pele com produtos químicos, sejam eles de riscos biológico ou corrosivos. O tipo de luva varia muito de acordo com a atividade onde a limpeza é realizada, podendo ser descartável ou de PVC. Em tempos de pandemia, as luvas tornaram-se mais importantes para esses profissionais

 

  • Respirador: ajudam a evitar que o profissional respire o ar contaminado, ainda mais quando envolve possíveis gases tóxicos que sejam prejudiciais à saúde. Esse tipo de equipamento também é essencial em tempos de pandemia para evitar a contaminação pelo ar

 

  • Protetor auricular: em determinadores setores, o barulho existente é enorme, ainda mais no setor da indústria. Assim, o protetor auricular é essencial para preservar a audição do colaborador

 

  • Botas: os profissionais de limpeza não podem atuar sem o uso de botas, pois protege-os contra possíveis quedas de materiais, contra produtos corrosivos e mesmo contra a ação da umidade

 

  • Avental: esse equipamento evita que o funcionário esteja em contato constante com a água e também produtos químicos líquidos ou diluídos

Qual a importância dos EPIs para os profissionais de limpeza?

Os EPIs, como mostrado no momento de falar sobre cada um deles, ajudam a deixar o profissional de limpeza mais protegido contra possíveis acidentes que possam acontecer no local de trabalho.

Esses acidentes podem ser os mais variados possíveis, como respirar ar contaminado, o contato com produtos químicos e de risco biológico, fraturar alguma parte do corpo por queda de material ou mesmo prejudicar a audição.

Dessa forma, torna-se mais do que essencial que as empresas não só forneçam os equipamentos aos colaboradores, mas também instruam eles sobre o uso correto, além de ser importante que os profissionais usem da forma certa.

Com isso, a redução dos acidentes é clara, o que também ajuda a evitar enormes gastos com despesas médicas e indenizações.

Regional: Empresa que preza pela saúde dos colaboradores

No momento de contratar uma empresa para realizar a limpeza no seu negócio, o indicado é sempre optar por uma organização que é realmente preze pela saúde dos seus profissionais, como é o nosso caso, aqui na Regional.

Nós disponibilizamos todos os EPIs necessários para que nossos colaboradores possam exercer seus trabalhos sem nenhum risco para a saúde deles.

Estamos sempre comprometidos em não só oferecer um serviço de qualidade, mas também proteger os nossos funcionários.

Conclusão

Como você viu, os EPIs são extremamente importantes para os profissionais que trabalham com limpeza, mas ainda há muitos funcionários e empresas que são resistentes ao uso deles.

Neste texto, nós mostramos um pouco mais sobre esses equipamentos, além de deixar muito claro a importância deles e porquê se deve sempre contratar uma empresa comprometida com a segurança dos colaboradores.

Gostou do artigo de hoje sobre a importância dos EPIs para os profissionais de limpeza?

Está precisando de ajuda? Conte conosco.

Contrate com segurança, prefira a Regional!

SEDE MOGI: (11) 4727-3134
SEDE SÃO PAULO: (11) 3208-7707

Sobre o Autor